6 passos para uma gestação saudável

Tomando alguns cuidados, você e o bebê ficarão fortes durante os 9 meses
Por Fernanda Montano

ensaio de gestante na praia da ilha do mel no paraná

A gravidez é um momento muito importante e especial na vida da mulher. Mas também é um período que requer alguns cuidados. Confira a seguir um roteiro básico para ter uma gestação tranquila e saudável tanto para você quanto para o bebê.

1. Pré-Natal

Comece o quanto antes. Marcar a consulta com seu obstetra é a primeira coisa que você precisa fazer depois de receber o resultado positivo do teste de gravidez. É bom também entrar em contato com o plano de saúde para saber se há algum tipo de carência e se precisa apresentar documentos.

2. Alimentação

Um dos pontos fundamentais para manter uma gestação saudável e permitir que o bebê se desenvolva bem. Isso significa alimentar-se de forma equilibrada e sem o mito de comer por dois. Também é importante prestar atenção a determinados alimentos que não são recomendados nessa fase, como carne crua ou mal-passada e também salada fora de casa, devido ao risco de toxoplasmose.

3. Atividade física

É fundamental exercitar-se durante a gravidez. Converse com seu médico para ver a atividade mais indicada, pois isso vai variar de acordo com a condição da sua saúde e se já praticava exercícios antes ou não. De maneira geral, as atividades mais recomendadas são as que apresentam baixo impacto, como caminhada, hidroginástica, natação e ioga.

4. Remédios

Assim que confirmar a gravidez, pare de tomar medicamentos por conta. Isso inclui até mesmo um remedinho para dor de cabeça ou enjoo, por exemplo. É fundamental que você questione antes o seu médico sobre qualquer remédio que precisar tomar - e isso vale também para o período de amamentação.

5. Hábitos saudáveis

Pare imediatamente de fumar e beber, caso você tenha esses costumes. O cigarro aumenta o risco de aborto espontâneo, parto prematuro e de o bebê ter baixo peso. O consumo de álcool na gravidez é um tema contraditório, porém já é comprovado que ele chega até a placenta, ou seja, o ideal é se segurar e ficar os 9 meses sem beber.

6. Descanso

Pode acreditar, é recomendação médica! Você vai sentir muito sono e cansaço principalmente nos primeiro e terceiro trimestres da gravidez. Escute seu corpo e fique em casa em vez de sair à noite quando não tiver disposição. É praticamente impossível tirar uma soneca todo dia após o almoço, mas tente sempre que possível pelo menos relaxar e ficar com os pés para cima. Dormir quando se está grávida não é a coisa mais fácil do mundo, por isso técnicas de relaxamento podem ajudar a ter uma noite mais reconfortante.