Maternidade: como arrumar e o que levar para os dias na maternidade
Compartilhe
Arrumar as malas para a maternidade é um misto de emoções, tem ansiedade, alegria, dúvidas de como vai ser, etc. e além de pensar em lembrancinhas, enfeite de porta, enxoval e tudo que deverá levar para o bebê, também é necessário preparar uma mala para a mamãe. Aqui vamos te ajudar a se organizar e a listar os itens essenciais que você deve levar para a maternidade e tornar tudo menos estressante, mais leve e confortável.
Nem muito antes, nem muito depois, o ideal é que as malas já estejam prontas com 32 semanas. A própria maternidade possui uma lista de itens que são sugeridos para compor os primeiros dias do recém nascido. As peças e quantidade podem variar de acordo com cada local, por isso dê uma olhada no que a sua maternidade recomenda.
Como se organizar
Chegou a hora de montar as malas e para não deixar algo importante para trás é preciso se organizar o melhor possível. Para começar, você pode utilizar tranquilamente uma mala comum, não precisa ser especificamente para maternidade. No entanto, jamais misture as suas coisas com a do bebê. Vamos ao passo a passo!
Passo 1: confira a lista e vá dando check! Separe os itens presentes sem colocar nas malas ainda. De forma organizada coloque tudo em cima da cama ou cômoda, o importante é poder fazer uma conferência final antes de guardar na mala.
Passo 2: mantenha documentos em lugar com fácil acesso. Não precisa colocar os documentos dentro da mala, na verdade, o ideal é que eles estejam fácil de pegar, sem precisar revirar bolsa, mala, etc. Lembre que você pode precisar deles às pressas.
Passo 3: considere clima e estação para organizar as malas. Isso serve para você e para o bebê. Considere que o bebê sente mais frio, então os bodys de manga longa são mais recomendados. Antes de preparar a mala lave as roupas do bebê com produtos específicos (sabão neutro, por exemplo) e passe as roupinhas.
Passo 4: considere quantos dias deve ficar na maternidade. Se for parto normal, em 1 ou 2 dias, já poderão ir para casa. No caso de cesária é em média de 3 a 4 dias na maternidade. Considerando que nenhum imprevisto aconteça. Sabendo disso, tenha em mente quantas mudas de roupa serão necessárias pra você e para o bebê especialmente. Assim como absorventes e fraldas.
Itens essenciais
Você vai precisar de uma lista para o bebê, com roupas e itens de higiene, e outra para você, quem vai acompanhá-la também precisa se organizar com isso.
Não leve roupas grandes para o bebê, mesmo que ele nasça com um peso acima da média, pode confiar que as roupas RN devem servir.
O que levar para o bebê (média de 2 dias)
3 bodys manga comprida. Se estiver um calor extremo leve mais 3 bodys manga curta
3 calças/mijões
2 casaquinhos de botão
3 macacões
3 pares de meias
1 cobertor (de acordo com a estação)
1 roupa/conjunto para sair da maternidade
2 mantas
1 pacote de fralda descartável
Sabonete líquido para bebê (glicerina)
Cotonetes e algodão
Fraldas de boca
Pomada para assadura
Sacolinha de roupa suja
Luvas e sapatinho (de lã se estiver lã frio)
Lençol de berço
Escova para o cabelo
O que levar para a mamãe (média de 2 dias)
Agora é a vez de preparar a sua mala. Alguns itens são mais fáceis de esquecer do que outros, então essa lista vai garantir que você leve o essencial para esses dias.
1 pacote de absorvente próprio pós parto
1 chinelo ou pantufa
3 pijamas ou camisolas leves e com abertura frontal para amamentar facilmente
6 calcinhas cintura alta e que sejam confortáveis
1 cinta pós parto
1 roupão
1 conjunto para saída da maternidade
3 sutiãs de amamentação
Protetor de seios
Produtos de higiene como escova de dente, escova de cabelo, shampoo, sabonete, pasta de dente, toalhas de banho; e sua nécessaire de make se quiser.
Outros itens
Máquina fotográfica e/ou filmadora (ou contratar um fotógrafo profissional para ter o melhor registro desse lindo momento); Lembrancinhas para as visitas; Enfeite de porta; Secador de cabelo; Bebê conforto; Documentos pessoais da mãe: RG e CPF, carteirinha do convênio, carta do seu médico, pré natal ou cartão gestante, últimos exames realizados, plano de parto se existir.
Essas dicas são para que você vá mais preparada e tranquila para a maternidade.
E lembre-se de consultar seu médico e a maternidade.